Grupos solidários

Grupos solidários

Nenhum comentário em Grupos solidários

A solidariedade sempre acompanhou a humanidade. Há momentos com mais ou menos solidariedade. Solidariedade não é somente compaixão. É busca de resgate e inserção. A solidariedade é a única alternativa quando o poder público fracassa.

Toda pessoa, que olha ao seu redor e consegue colocar-se no lugar do outro em suas carências e necessidades, começa a agir, construir alternativas e soluções. Assim surgem os grupos que se identificam com a causa de animais abandonados, preservação de prédios históricos, limpeza de praças e jardins, defesa do equilíbrio ecológico, cura de doenças e doentes. Apoia o voluntariado em instituições de ensino, caridade, hospitais. Trabalha como facilitador para melhorar as ações, possibilitar o sucesso de projetos.

O povo brasileiro sofre com carências e necessidades. Carências no ensino, na saúde, educação, segurança … Necessidade de mais creches, melhores escolas, mais policiais e viaturas, mais hospitais … O povo brasileiro precisa de solidariedade.

Sofrem as crianças, padecem jovens e adultos, agonizam idosos. Muitos precisam de atenção. Muitos trabalham de forma anônima e amenizam dores, auxiliam para assegurar melhor qualidade de vida para deficientes físicos e mentais, acidentados, doentes, acamados, vítimas de calamidade e morte. A solidariedade humana os move em busca de ajuda para desempregados, exilados, perseguidos.

Todo este conjunto de atividades forma a ação social. Ação social individual ou coletiva. Ação social privada ou pública. Ação social desprendida de interesses econômicos e políticos.

Há solidariedade que se preocupa em promover e manter a convivência fraterna efetiva entre os seres humanos. Ela tem como essência eliminar as causas de desigualdades entre os indivíduos e não apenas maquiá-las. Para promover a humanização do mundo, é imprescindível estabelecer articulação entre direitos humanos e solidariedade.

Em nosso tempo, é indispensável articular intelectuais, educadores, jornalistas, artistas, estudantes, religiosos, políticos honestos, líderes populares e muitos outros, para promover mudanças sociais práticas e provocar a certeza da construção de uma nova sociedade. A solidariedade transformadora aglutina obstinados para concretizar o projeto de atendimento e atenção aos mais necessitados.

Vera Cruz não é diferente. Aqui há muitas necessidades, mas há possibilidades e alternativas. Aqui há pessoas identificadas com causas. Aqui há pessoas e instituições dispostas a trabalhar.

Sobre o autor:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Selecione o período

Back to Top