Com o passar do tempo aprendemos várias coisas…
Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. Sempre é possível construir soluções.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho, superar obstáculos para avançar.
Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que, muitas vezes, só existem na nossa mente.
Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos muito tempo expostos, ele provoca queimaduras sérias.
Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.
Aprendemos que não importa em quantos pedaços nosso coração está partido. O mundo não para, nem dá trégua para que nós o consertemos.
Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim. Tornar a vida interessante depende muito das nossas atitudes.
Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a cada um a tarefa de apostar em nossos talentos e realizar os nossos sonhos.
Aprendemos que as pessoas que mais amamos são as que mais nos ferem e, talvez, não nos amem tanto quanto desejamos.
Aprendemos que há pessoas irresponsáveis, levianas, frívolas, inconseqüentes, mal intencionadas, insensíveis, hipócritas, mentirosas, incrédulas. Elas servem para diferenciar, valorizar e identificar as responsáveis, corretas, honestas, justas, sinceras, verdadeiras.
Aprendemos que respeitar pessoas e sentimentos é um bom começo para uma obter o respeito dos outros.
Aprendemos que o que faz diferença não é a vida que temos, mas quem nós conquistamos e temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção e reconstrução se não esquecermos a porta aberta para a idéia de reforma.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás e, por isso, não vale à pena apegar-se ao passado. O que vale à pena é viver o presente para construir o futuro. O horizonte anuncia tempestades e reserva lindas paisagens.
Aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.
Assim, cada ano de nossas vidas poderá ser um período para aprendermos muitas coisas sobre nós mesmos, sobre todos e tudo que nos rodeia.