Maria é o nome mais popular no Brasil. É o nome – junto com José – que identifica o maior número de mulheres brasileiras. Não é raro fazer parte do nome e sobrenome de homens.
Assim, quando se quer generalizar um comportamento atribui-se isto às marias. Surgiram as muitas marias. O dicionário, a literatura e o folclore apresentam uma extensa relação. No dia a dia surgem as Marias – substantivo próprio – verdadeiras e as marias em sentido figurado quando a criatividade do falante ou do autor de texto literário cria suas personagens e histórias. Baseiam-se em características físicas ou psicológicas, manias, cacoetes, semelhanças, associações, referências. Cada região brasileira tem as suas.
Maria-gasolina, maria-das-dores, maria-chorona, maria-chuteira, maria-mole, maria-besta, maria-branca, maria-cadeira, maria-caraíba, maria-cavaleira, maria-chiquinha, maria-condé, maria-das-dores, maria-faceira, maria-farinha, maria-fumaça, maria-mijona, maria-mulata, maria-vai-com-as-outras, maria-nagô, maria-preta, maria-rendeira, maria-rita, maria-seca, maria-sem-vergonha, maria-velha, maria-viória… e muitas outras mais, mais marias.
Durante as últimos anos, a Copa do Mundo e campeonatos nacionais, escândalos sociais e crimes passionais têm dado visibilidade à maria-chuteira.
Os organizadores do “mais importante torneio de futebol do mundo” contrataram ou facilitaram a ida de aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) mulheres para a África do Sul. O objetivo: animar, embelezar, embalar, lotar estádios de futebol e eventos paralelos. A maria-chuteira bela e sedutora estava em todas. Chamou a atenção dos telespectadores.
Também, através dos meios de comunicação, a população brasileira acompanhou o fim trágico de uma “maria-modelo” que, em busca de uma posição social confortável, encontrou um assassino cruel e um ritual macabro. Um triste fim para muitos.
Alguns tratam do assunto com ironia, cinismo, humor. Outros dizem que é puro preconceito. Cada indivíduo pode fazer sua avaliação baseado nos detalhes que conhece ou opinião pessoal.
Certamente é um alerta para mulheres inconsequentes ou irresponsáveis que embarcam em canoa furada ou fazem do alpinismo social um projeto de vida.