Frequentemente, empresas, entidades, corporações, países, estados e municípios chegam à estagnação. Os modelos de gestão e produção chegam à exaustão. Diante do fracasso iminente, escolhem novos caminhos para terem, novamente, o progresso, o lucro, o sucesso. Via de regra, novo gerenciamento e nova administração são admitidos. Novos objetivos e novas metas são traçados. Novos produtos são lançados. As expectativas em torno do novo tornam-se grandes.
O Município de Vera Cruz está passando por um processo de rápido crescimento populacional e lento processo de geração de emprego e renda para os que aqui residem. A agroindústria, a criação de indústrias locais, o empreendedorismo são vistos com reservas e não como alternativas promissoras. Atrair investimentos de fora exige renúncia fiscal.
A realização de mais uma eleição municipal poderia despertar nas lideranças partidária e nos eleitores o desejo de inovar, apostar em novos nomes e novas formas de ver o Município. Novas possibilidades de construção, novas alternativas de desenvolvimento, novo crescimento econômico e social, mais atenção ao empreendedorismo local.
O novo assusta. O novo surpreende. O novo expõe conflitos. O novo exige outro jeito de ver. O novo mostra novos horizontes. O novo constrói alternativas. O novo gera angústia. O novo tira da zona de conforto. O novo possibilita outros gerirem os interesses públicos, os bens coletivos, os desejos coletivos. O empreendedor é novo.
O novo pode fazer parte da nossa vida. Desejar o novo não é coisa de alienado. Lutar pelo novo não é coisa de lunático. Construir o novo é tarefa que exige ousadia. Gerar e gerir o novo exige vontade de trabalhar, capacidade e competência para executar.
Não apenas colocar velhos nomes em novos cargos, nem tampouco reacomodar antigos nomes para parecerem novos. O novo não é colocar outros para cumprir o determinado e planejado pelo velho e antigo. O novo não é o velho com maquiagem e aparência de renovado.
Seria novidade dizer que a escolha do novo em Vera Cruz está prestes a completar 20 anos? Depois houve promessas.!?
O novo acende a esperança de melhores dias e melhores resultados. O novo desperta atenção. O novo ganha.
Que características administrativas seriam imprescindíveis para um gestor público construir um novo rumo para Vera Cruz,. Quem significaria a inovação para a diversificação econômica?
O novo desacomoda.