Auto- ajuda

Já li alguns livros de auto-ajuda. Já ganhei livro de auto-ajuda e já dei de presente a pedido de amigo secreto. Após várias leituras surge uma pergunta: por que vendem tanto?

O escritor de auto-ajuda, basicamente, fala o óbvio, mas de um jeito que ninguém antes tinha ousado pensar. Ele pensa e escreve exatamente o que muitos já tinham pensado, mas vende a idéia e ganha dinheiro com isso!

O mesmo acontece com palestrantes famosos que têm conselhos e solução pra todo tipo de problema. Essas pessoas falam para multidões. “Vinte dicas de sucesso”, “como sobreviver à atualidade”, “não desperdice seu tempo mais” … Todos eles não fazem mais do que dizer o óbvio, coisas que não passam da nossa obrigação saber, coisas que nossos avós e pais já sabiam e diziam, mas que deixamos passar despercebidamente ou não admitimos concordar.

Uma das coisas que sempre é dita: devemos externizar as atitudes que pretendemos tomar. Estabelecer metas. Definir prioridades. Traçar objetivos, Determinar trajetórias. Ir à luta e trabalhar. Juntar forças, idéias, planos e pessoas para realizar os sonhos. Conquistar os espaços vagos. Como chegar ao sucesso e à felicidade?
O sucesso está em questões óbvias, mas que insistimos ignorar no nosso dia a dia.

Muitos criticam os autores de livros de auto-ajuda. Muitas críticas parecem uma raivinha invejosa porque ainda não conseguiram desfrutar de uma literatura ou publicar um livro cheio de pensamentos óbvios com que as pessoas se identificam e ganhar muito dinheiro.

Posted in Meus Textos