Comportamento de risco

Comportamento é o conjunto de atitudes e reações do indivíduo. Procedimento, conduta.

Assim, a pessoa deve ser orientada a identificar o risco do comportamento que assume. Deve ter a percepção de risco, ou seja, a capacidade de identificação dos perigos e reconhecimento dos riscos e atribuindo-lhe significado. Ainda em relação à percepção de risco, o processo de percepção de risco é influenciado por fatores como padrão de funcionamento social e repertório comportamental de cada indivíduo.

A percepção de risco diz respeito à capacidade da pessoa em identificar a freqüência na qual está exposta a situações ou atitudes que possam causar dano (perigos) e reconhecer os riscos que estas oferecem, não só na sua atividade imediata, mas também em todo o contexto da sociedade e da comunidade a que pertence.

Aos adolescentes e jovens devem ser dadas condições (capacitação e abertura) para PENSAR, SENTIR e AGIR considerando os riscos aos quais estão expostos e as melhores formas de controlá-los. Coerência entre pensamento, sentimento, ação e objetivo final é o que se chama popularmente de consciência..

O Comportamento Seguro de um indivíduo, de um grupo ou de uma organização, é definido por psicólogos como sendo a capacidade de identificar e controlar os riscos presentes numa atividade no presente de forma a reduzir a probabilidade de ocorrências indesejadas no futuro, para si e para os outros.

Depois de refletir sobre as definições e conceitos, cada leitor pode construir sua compreensão sobre os muitos problemas de violência, assassinatos, o uso de drogas (álcool, cigarro, maconha, crack, cocaína…), doenças sexualmente transmissíveis, assaltos, acidentes de trânsito…

Posted in Meus Textos