Relatos de um dia de campanha

Há alguns anos, um candidato a deputado federal esteve circulando pelo Município visitando eleitores. Os cabos eleitorais e apoiadores organizaram o conhecido “ corpo a corpo.” Estratégia perigosa, segundo ele. Mas precisava encarar. Durante todo dia ouviu reclamações, recebeu sugestões e pedidos.

Ao final do dia, pouco antes da janta, reuniram-se todos para um balanço do dia e planejamento para o dia seguinte.

Um dos filiados tinha pronto a lista de pedidos de eleitores a serem visitados. A página de caderno continha: uniforme para time de futebol e vôlei, mesa de bolão para sociedade de damas, poste de cimento para varal de roupa, conta de água e luz, telhas de brasilit, cano de esgoto, um fiador para o financiamento, agilização no programa de uma casa para agricultores, alguns metros de tela para cercar a casa …

Reivindicações coletivas só apareceram num encontro com professores: asfalto para o interior, quadra de esportes para a escola, calçamento para ruas, melhorias no posto de saúde, mais livros para as bibliotecas… Parecia que cada um queria salvar a sua parte, garantir “um agrado do deputado.”

Alguns pedidos renderam piadas, causaram surpresa e estranheza. Entre um palpite e outro, um dos presentes, sapecou a pergunta:

– Deputado, qual foi o voto mais caro hoje?

O candidato confessou que, ao conversar com um idoso de 80 anos, recebeu uma tarefa cara. Um voto que precisará de trabalho diário e empenho pessoal. O pedido do ancião já adoentado pesou.

– “Vou votar no senhor porque dizem que é muito inteligente e influente. Acho que pode fazer leis mais justas e ajudar os idosos esquecidos ou ignorados pelos governos federal, estadual e municipal. Não quero nada só pra mim. Receber presentinho é pra ser esquecido, não gera compromisso com o cidadão.”

Durante alguns minutos, todos ficaram calados e procuravam retomar o rumo da conversa.

Estamos em plena campanha eleitoral. Candidatos a prefeito e vereador estão por todos os lados. O que será que os eleitores pedem no “corpo a corpo” aos candidatos? Será que tem listinha endereçada à majoritária? Quais seriam os itens da lista para um vereador? Quais são as reivindicações coletivas?

Qual poderia ser o voto mais caro em Vera Cruz nesta eleição?

Posted in Meus Textos