Muitas ações

Os dicionários apresentam pelos menos vinte e três definições para a palavra ação. Todas, no entanto, expressam movimento, atitude. O ato ou efeito de atuar estabelece o tipo de ação.

Atuar, mexer-se, sair da inércia ou não, determina o rumo da humanidade, a atitude de fazer algo que diferencia as pessoas social e profissionalmente.

Seguidamente, as pessoas são desafiadas a criar a ação (criação) e imaginar a ação (imaginação) quando desejam prosperar ou alcançar sucesso. Parece a solução de todos os problemas. Certamente é o início e parte de uma trajetória que se deseja bem sucedida.

Os passos seguintes são projetar a ação (projeção), construir a ação (construção), coordenar a ação (coordenação), refazer a ação (refacção) sempre que necessário.

Para alcançar resultado positivo e fugir do fracasso é imprescindível realizar a ação (realização), revelar a ação (revelação), promover a ação (promoção), propor a ação (proposição), integrar a ação (integração), transformar a ação (transformação), executar a ação (execução), divulgar a ação (divulgação)…

Tudo seria positivo, se não aparecessem os que pregam e praticam a desmoralização, a depreciação, a imposição, a degradação, a demolição, a depredação, a negação de méritos e qualidades de pessoas para tornarem-se, aparentemente, melhores e ocuparem espaços na sociedade.

Vale lembrar que há pessoas pouco competentes, egoístas e individualistas que travam ou inviabilizam a renovação de dirigentes e lideranças em associações, entidades, cooperativas e até do município. Articulam a estagnação para a imobilização de movimentos em busca da promoção social. Pessoas com formação profissional e comprometidas com os sócios, com causas justas e sua comunidade, desanimam diante da degradação.

Apesar de muito usada, a exibição ( exibir a ação) tem atrapalhado o bom desempenho de empresas, de órgãos públicos e pessoas que fazem de tudo para serem celebridades com o intuito de serem notadas sem construir uma ação notável.

“Nem tudo que reluz é ouro. Nem tudo que parece é.” Estes provérbios deveriam nos acompanhar e servir de medida sempre que nos deparamos com pessoas com ideias fantásticas e sedutoras. “O canto da sereia” pode confundir se não conhecermos a lenda. Indivíduos e seus discursos podem induzir a uma ação (indução) sem consistência, sem fundamento. Por serem enganosos, parecem resolver problemas. Na realidade, ofuscam as virtudes e capacidade de pessoas e não abrem espaço para renovação, avanços, progresso e sucesso.

Posted in Meus Textos