Honestidade

A honestidade é uma qualidade desejável em seres humanos. É ser verdadeiro. Não mentir, não fraudar não roubar, não furtar e não enganar. A honestidade é um dos valores universais É uma qualidade da pessoa ou de uma instituição. Pode significar falar a verdade, não omitir, não dissimular. O cidadão honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações que servem como guia e como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil. É um desafio diário porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas estão formalizadas, enraizadas e tidas como certas.

Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor, dignidade.

Atualmente, o conceito de honestidade está deturpado na sociedade brasileira e mundial. Na política, nas relações humanas, no meio industrial e comercial, nos meios de comunicação a honestidade encontra dificuldade para circular, apesar de todos afirmarem que é essencial e sem ela o fracasso é garantido.

Hoje os indivíduos que agem corretamente são chamados de “caretas”, são motivos de chacota, são humilhados e menosprezados.

Pode parecer estranho, mas há círculos de poder onde pessoas honestas não são aceitas porque é sabido que não se submetem à falsidade, mentira, falcatrua, corrupção…

Posted in Meus Textos