A comemoração de dias específicos, normalmente, é acompanhada de uma reflexão maior sobre seu significado e as condições de trabalho dos profissionais homenageados e no Dia do Professor não pode ser diferente.
É desnecessário citar, outra vez, as dificuldades dos sobrecarregados e desprestigiados professores.
O que lentamente está aparecendo para a sociedade é o reflexo de políticas públicas de sucessivos governos e seus apoiadores descompromissados com o futuro das gerações vindouras.
A diferença entre a teoria e a prática é visível e palpável. A educação, saúde, segurança e agricultura sempre são muito bem lembradas nas campanhas eleitorais, quando todos sabem, com certeza, que falta muito para que o desejável torne-se realidade. São assuntos que sempre aparecem, porém, em seguida, são relegados a um segundo plano.
Certamente, valorizar o Professor é valorizar a Escola, no entanto o professor não é o único responsável pela formação do indivíduo. Precisa-se contar com o apoio irrestrito dos pais dentro e fora da escola, pois o aluno passa apenas 800 horas no espaço escolar e o restante do tempo está com a família e a sociedade.
Por parte dos governantes espera-se que façam da educação o seu carro chefe, recuperando alguns valores esquecidos: respeito, dignidade e cumprimento da palavra empenhada.
Outros fatores e circunstâncias poderiam ser elencadas para explicar a caótica realidade que contribuem para a formação do indivíduo, mas tenho a convicção de que não há mais tempo a perder diante das profundas desigualdades sociais, humanitárias e econômicas que envolvem a todos.
O desafio é unir governantes, educadores, família e demais segmentos da sociedade para a construção de um sistema educacional que busque articular todas as áreas do conhecimento num país em que todos tenham melhores condições de trabalho e formação baseada numa sólida postura ética, comprometimento político e social para enfrentar os desafios que se impõem na atual conjuntura.
Hilário Wasen
Professor de Geografia da Rede Pública e Orientador Educacional.