A engrenagem do poder é um conjunto de atividades e rotinas exercidas por pessoas escolhidas para administrar o país, estados e municípios. Tudo certo e necessário para o país e seus habitantes seguirem o seu caminho em busca do progresso, bem estar pessoal e coletivo. Onde está o problema? Na corrupção ou nas pessoas que corrompem?
O dinheiro é a chave da engrenagem do poder. Para tê-lo ou não perdê-lo, formam-se cartéis, desviam-se recursos, superfaturam-se obras. Rouba-se.
Com tanta corrupção encontrada na vida brasileira – não só na política – o Brasil parece uma engrenagem suja que atinge a todos.
As engrenagens são meticulosamente escondidas para que ninguém as veja. Não convém. São sujas, gastas e feias. Se fossem pilares, sobre eles ninguém se arriscaria a edificar coisa alguma, pois não inspiram nenhuma confiança. Precariamente continuam sendo colocadas em movimento. Sempre nos mesmos dias e horários. Sempre na mesma velocidade, sentido e direção. Com que objetivo?
Busca do crescimento numérico, o poder político, o poder econômico, o espaço na mídia, e tudo o mais que estiver à disposição. Importa ser grande, organizado, hierarquizado. Se não for, que pelo menos pareça ser.
É a mensagem que se passa aos pequenos que a ela se chegam ou sonham alcançar. É preciso crescer, ter poder. É preciso escalar as engrenagens escondidas para chegar à sala de comando, onde as coisas realmente acontecem. Não se importe com a sujeira, a feiura e a falsidade dos bastidores. O que importa é aparecer, mostrar-se enquanto a máquina funciona, apenas por fora.
Parece que uma parcela da população está indignada e manifesta seu descontentamento com a engrenagem do poder. Considera-a suja. Classifica-a como produtora de injustiça social.
Qual é a causa de tanto desmando, descontrole e corrupção? No sistema eleitoral que fez explodir o número de partidos e tornou-se um foco endêmico de corrupção? Todos o criticam; ninguém o muda.
E a engrenagem suja do poder? Quem pode limpá-la? Há vontade para promover uma troca de lubrificantes e de responsáveis pela manutenção?
Em que partido ou em qual segmento da sociedade está o pessoal e o material de limpeza?
Muitos pregam a mudança. Quem quer mudar?