Os heróis da enchente

Herói é o individuo notabilizado por suas realizações, seus feitos guerreiros, coragem, abnegação, magnanimidade, atos de bravura e nobreza.

No mundo real, são pessoas normais, que vivem no meio da sociedade e se destacam, em momentos difíceis, por serem altruístas, solidárias e capazes de construir empatia, persistência diante de obstáculos. Ajudar o próximo quando necessário.

A tragédia das águas – a enchente catastrófica de maio de 2024 – que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, revelou muitos heróis, arriscando sua vida, doando seu tempo e/ou dinheiro para socorrer os atingidos.

Nos momentos iniciais, quando se fazia urgente uma ação eficiente para resgatar pessoas e salvar vidas, empresários, atletas, profissionais liberais, surfistas, motoristas, artistas, médicos, enfermeiros, psicólogos pessoas das próprias cidades e de outros estados foram – com seus equipamentos e espírito de solidariedade – para as águas.

Rapidamente, igrejas, escolas, clubes de serviço e clubes sociais conclamaram voluntários e montaram abrigos para acolher, proteger, assistir aos desabrigados. Estruturas com local para dormir, fornecer alimentos e atender as necessidades mais urgentes de adultos, crianças e idosos. Os animais também receberam atenção, abrigo e cuidados.

Em meio a todo desespero, algumas pessoas receberam maior destaque porque conseguiram mobilizar muitos voluntários, emprestar máquinas, aeronaves, helicópteros e embarcações, arrecadar donativos e dinheiro em todo o Brasil.

O Governo Federal, as  Forças Armadas e de Segurança também foram o chamados para fazer a parte  que lhe cabe. O Governo Estadual, inevitavelmente, foi acionado. Os prefeitos, na realidade, foram os mais exigidos para acompanhar – em seus municípios – as dificuldades imediatas e urgentes.

Ficou bem evidente que o Brasil e suas forças de segurança e prevenção de calamidades não recebem a atenção e investimentos necessários.

Uma coisa, no entanto, ficou bem clara: “o povo salva o povo, civil salva civil.” O vizinho é a pessoa que te socorre. O povo…do povo…com o povo buscam-se soluções. Uma grande lição aprendida com a tragédia das águas de maio de 2024 no Rio Grande do Sul.

 

 

Posted in Meus Textos