Para a escolha de um(a) diretor(a) os pais e professores deveriam escolher pessoas comprometidas com sua localidade, profissionais que conhecem a realidade, respeitam a população em seus anseios e sonhos, perseguem a construção do saber e aquisição do conhecimento, têm um projeto de valorização e crescimento do ser humano como objetivo maior.
Pena seria se houvesse aposta na ingenuidade dos alunos com promessas que garantem pequenos favores e alimentam a fantasia juvenil. Lamentável seria se o afastamento dos pais do plano de ação e projeto de construção da escola provocasse o desinteresse pelo aprendizado dos filhos. Desastroso seria se os professores se deixassem guiar por interesses medíocres, vantagens pessoais imediatas e esquecessem que trabalham com a formação e informação de seres humanos.
Se uma comunidade não assume a responsabilidade e o cuidado de seus educandários pagará caro num futuro próximo, pois os filhos serão os dirigentes das entidades que a compõe. As atitudes positivas e responsáveis ou a omissão de seus habitantes é que garantem o progresso ou geram o fracasso e decepção dos cidadãos.