Sabedoria, por definição, é grande conhecimento, erudição, saber, ciência. Também pode ser descrito como prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão, conhecimento justo das coisas.
Pessoas de diferentes povos, raças, origens, posição social, profissões e tempos receberam e são reverenciadas como dotadas de sabedoria. São classificadas como sábias. Professores, sociólogos, líderes políticos, escritores, teólogos, matemáticos, físicos, astrônomos e filósofos encontram-se nas listas de mais reconhecidas.
Para ser sábio não basta ser culto. O culto e o sábio podem ser confundidos, mas há diferença considerável. Cultura é quantidade de informações; sabedoria é qualidade de vida e saber.
Diante das diferentes definições e compreensões há provérbios universalmente citados como exemplos quando se fala de sábios e sabedoria.
“O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade.” (Montaigne)
“Quem reconhece a sua ignorância começa a ser sábio.” (Confúcio)
“Estuda profundamente as leis ocultas da Natureza e quando as conheceres bem, amolda a tua vida a elas, usando sempre da razão e do bom senso.” (Krishnamurti)
“A prudência é a filha mais velha da sabedoria.” (Victor Hugo)
“Sábio é aquele que assume sua individualidade e reconhece a responsabilidade que lhe cabe.” (Antônio Carlos Costardi)
“O tempo amadurece todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio.” (Cervantes)
“Se o homem buscasse conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos.” John Lennon
“A adversidade faz do homem um sábio.” (Sêneca)
“A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
Seguidamente são nos apresentadas pessoas famosas pela quantidade de livros vendidos – conhecidos como best sellers – pelo número de palestras e conferências proferidas, pela capacidade de persuasão, pela elaboração de teses e teorias, pelos inventos.
Todos os exemplos, necessariamente, exigem grande capacidade intelectual e enorme quantidade de conhecimento. Ainda assim não assegura a sabedoria.
Assim, poderia se dizer que a grandeza e a sabedoria de uma pessoa estão em saber reconhecer sua pequenez, seus limites e suas possibilidades. Sabedoria alcança-se durante a caminhada da vida. Não se aprende dos outros, nem nos livros. Surge do auto-conhecimento e da experiência.