Que características psicológicas têm ou precisam ter as pessoas para circularem pela sociedade atual? Aqui e em muitas outras regiões. Que comportamento precisam adotar para serem toleradas, aceitas e/ou respeitadas nos círculos sociais?
Algumas respostas já foram dadas. Os dissimulados, os fingidos, os hipócritas e os idiotas são os mais citados. Estes se movimentam nos mais diferentes ambientes.
E por que os idiotas? Porque são pouco inteligentes, com nível mental inferior e atraso intelectual profundo. E isto faz com que acreditem em tudo que lhes é dito. O idiota clássico é a pessoa que não consegue se afastar conceitualmente do próprio umbigo.
A idiotice tem várias facetas. Há espertalhões, por exemplo, que para não serem considerados burros aplaudem o que não entendem.
Segundo um psiquiatra renomado, só o idiota pode ser feliz porque é incapaz de fazer relações com a realidade que o cerca. É ingênuo e acredita em tudo, não duvida da palavra de alguém. Aceita como verdade o que lhe dizem. A verdade é que os idiotas tentam, sempre, sem medo de errar.
Se olharmos para o nosso grupo de amigos, se analisarmos os grupos sociais de Vera Cruz, se observarmos as informações que circulam nos meios de comunicação, se tentarmos entender os políticos escolhidos para representar o povo e administrar o Município, como podemos ser classificados? Que características têm os cidadãos.
Somos dissimulados, fingidos, hipócritas ou idiotas? Ou somos autênticos, verdadeiros, honestos?
Eis aí algumas perguntas para respondermos.
A verdade é que os idiotas, tentam sempre, sem medo de errar.