Vida simples

Vida simples não é vida simplória. Levar uma vida simples, escolher uma vida simples, partilhar uma vida simples, recomendar uma vida simples. Viver uma vida simples é abdicar do frenesi das cidades, das aparentes comodidades, do lazer e entretenimento vazios, de relações sociais hipócritas, luxo extravagante, ostentação de poder e riqueza.

Optar por uma vida simples é viver em contato com a natureza, longe da poluição e do consumismo das cidades. A vida simples pode estar onde a estrada é de terra e a água vem da vertente. Pode ser encontrada entre montanhas e árvores e ar puro. A vida pode revelar-se simples onde a luz da lua e das estrelas ilumina a noite. A vida simples permite espaços com vida animal livre (pássaros fora da gaiola e animais silvestres livres em seu habitat). A vida simples pode produzir equilíbrio físico, mental e social.

A vida simples contesta a aparente comodidade e as facilidades das metrópoles. Questiona o egoísmo que faz as pessoas ficarem presas por horas em seus carros nos engarrafamentos e violência que prende as pessoas em suas casas e liberta os criminosos.

A vida simples pode estar em pequenas cidades ou bairros residenciais onde os moradores se dão o tempo para desligar (desblugar) dos informações e dos modismos. Sem a necessidade de competir ou sustentar a cultura da imagem, é possível ser mais autêntico consigo mesmo e no convívio social.

“A vida simples, desprovida de muitas vaidades parece transmitir alivio, permitindo que a essência do existir seja desfrutada mais plenamente.”

A vida simples oferece a possibilidade de evitar o estresse do trânsito congestionado, das filas para tudo, da agenda cheia, da aglomeração de multidões, da poluição sonora, da pressa de sair e/ou chegar. A vida simples passa ao lado da poluição visual que gera exaustão dos sentidos, afetando o processo perceptivo. A vida simples dá o tempo necessário para filtrar o bombardeio de informações veiculadas pelos meios de comunicação.

Vida simples não é falta de recursos nem restrição do consumo. Simplicidade é um modo de viver.

Posted in Meus Textos