Chinelagem

Chinelagem, chineleiro, chinelão e chinelada são  termos derivados do substantivo chinelo. Calçado rasteiro para uso doméstico, acalcanhado que pouco protege os pés do pó e do barro, além de expor o formato dos pés.

O termo também é usado quando se faz referência a pessoas que agem de forma rasteira em suas relações sociais, suas condutas e negócios. Esta classificação é um alerta para os integrantes da sociedade para precaverem-se quando estabelecem relações de amizade, comerciais, políticas ou societárias.

O indivíduo que se dispõe à chinelagem é causador de danos e, geralmente, faz o serviço sujo que outros não se submetem a executar.

Assim, diante da definição e compreensão, é relativamente fácil constatar que chinelagem não é uma condição social; é um estado de espirito. Há pessoas com alto poder aquisitivo e com condutas rasteiras, grosseiras, inadequadas, traiçoeiras, pouco cordiais, sorrateiras, dissimuladas. Há pessoas, com razoável grau de instrução, que  são incapazes de aceitar o contraponto, a divergência de opiniões. Reagem  com arrogância e apelam para a ignorância em busca da razão, usam a força para  impor sua vontade. Semeiam a discórdia para obter vantagens pessoais.

Há pessoas que não tiveram oportunidade para adquirirem muito conhecimento, são subalternos em seus empregos e não têm grandes salários. Não estão no topo da pirâmide social. No entanto, são extremamente justas, honestas, cordiais, lutam pela justiça, são corretas em suas relações sociais e comerciais. Colocam-se no lugar do outro e avaliam a reação diante de conflitos, controvérsias ou desentendimentos.

O chinelo expõe o formato dos pés; a chinelagem mostra a essência do indivíduo tosco.

 

Posted in Meus Textos