Isolamento social

O isolamento social é o  comportamento onde uma pessoa ou um grupo de pessoas, voluntária ou involuntariamente, se afastam de interações e atividades sociais.

O ser humano busca estabelecer  laços de amizade, firmar acordos secretos de influência positiva recíproca. A pessoa ajuda o próximo e ele  ajuda em troca, mas tudo de forma espontânea, voluntária e sem cobranças.

É desta maneira que as pessoas encontram  oportunidades para o crescimento pessoal, ou seja, relacionamentos interpessoais não servem apenas para fazer aquele happy hour gostoso depois do trabalho ou ir ao cinema ou ter companhia para eventos sociais. Eles são importantes para  tornar as  pessoas melhores. Com o outro, aprende-se sobre um mundo que não se conhece. Um mundo com desafios, vitórias, medos, desejos muito diferentes do nosso.

Em tempos normais, o isolamento social é tido como indesejável, maléfico e problemático.

No Brasil e em boa parte do mundo, as pessoas estão em isolamento social  por determinação de decretos federais, estaduais e municipais para preservar a saúde diante de uma pandemia causada pelo COVID – 19.

O vírus tem feito vítimas em todo Planeta, causando medo, incertezas e grandes prejuízos sociais e econômicos.

O que fazer, então, diante deste angustiante momento?

Isolamento não significa cortar relações. Usar telefone, mídias sociais, mensagens de texto, bate-papo por vídeo ou outras tecnologias de comunicação para estar próximo das pessoas que são importantes para você. Embora as visitas devam ser evitadas, manter contato frequente com seus familiares idosos para verificar se precisam de qualquer ajuda e para que não se sintam tão solitários.

Embora seja importante manter-se atualizado, evite o excesso de notícias – receber uma enxurrada constante de notícias sobre o surto de Covid – 19 pode causar ansiedade e estresse. Procure ler ou assistir notícias uma ou duas vezes por dia, em horários definidos. E busque informações apenas de fontes confiáveis, pois rumores e boatos alimentam o medo e o alarde.

Além de seguir as recomendações de higiene, como lavar as mãos com frequência, optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e praticar uma rotina regular de sono. Esses hábitos contribuem para a saúde mental e física. Evite recorrer a hábitos prejudiciais para lidar com o estresse, como o uso de cigarro e álcool.

Preencha o tempo dentro de casa com atividades que gosta, como ler, desenhar e assistir filmes. Também pode-se aproveitar para fazer cursos online e aprender coisas novas.

Reserve tempo para relaxar. Técnicas de relaxamento podem ajudar a gerenciar o estresse. Se você trabalha em casa, estabeleça horas de trabalho específicas, fazendo intervalos regulares. E mantenha as coisas em perspectiva, lembrando que este é um período temporário de isolamento para retardar a propagação do Coronavírus.

Procure ajuda profissional, se necessário. Alguns psicólogos estão oferecendo atendimento online durante a pandemia. Essa pode ser uma alternativa para quem precisa de ajuda para combater a ansiedade pelo isolamento.

Focar em suas qualidades, conquistas e sonhos.  A fórmula é simples: combata pensamentos negativos com positivos. 

 

 

 

 

 

Posted in Meus Textos