No último dia 14 de novembro estivemos participando da paralisação contra o pacote do governo Leite, que liquida nossos direitos, dos professores.
Minha mãe é professora, hoje aposentada, e ensinava-me a importância de respeitar, valorizar e acreditar na educação.
Durante anos, vi ela se dedicando e por muitas vezes chegando exausta e estressada em casa por conta dos problemas. Assim como também vi, inúmeras vezes, ela chegando feliz, emocionada e esperançosa quando seus estudantes tinham êxito, demonstravam evolução como pessoa e seres humanos.
E ela, por muitas vezes, dizia-me “eu não sou o problema, sou a solução”.
Fui crescendo e acreditando veementemente na educação pública, no poder do professor de mudar o mundo, através das crianças e jovens.
Escolhi ser professora. Escolhi para fazer a diferença.
Escolhi para transmitir cidadania, persistência e força.
Escolhi para deixar um legado de que precisamos pensar em nós, mas também no outro, pois juntos, somos mais fortes. Escolhi para ser A SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA.
Hoje, em meio a esse caos, me vejo refletindo sobre o passado e o futuro da educação pública. E, no que depender de mim, haverá luta.
Todos precisamos entender que a educação é o único jeito de transformar o pensamento, de esclarecer, de preparar, de alertar e amparar a população, que necessita abrir os olhos urgentemente.
E ela precisa estar ao alcance de TODOS. Precisa ser pública e de qualidade. Qualidade que está sendo tirada com esse pacote proposto pelo governo, que desvaloriza o estudo que eu pago atualmente às duras penas, com meu salário atrasado há quase 50 meses.
Eu estudo e me preparo para entrar em sala de aula e dar o melhor que posso para os estudantes, assim como meus colegas. Meu salário não é o problema, meu cargo não é o problema, eu não sou o problema, SOU A SOLUÇÃO!
Comunidades escolares, entendam, apoiem, participem dos atos, valorizem os professores que vocês tiveram para que ainda possam tê-los futuramente.
“Eu não sou o problema, sou a solução”!
Essa frase faz história na minha vida e na vida dos professores. @dalbonibatista.
Avante, colegas, pelo futuro da educação pública de qualidade! Nenhum direito a menos para a população gaúcha!💪🏼🤝🏼❤📚👩🏻🏫 #educação #professor
Inajara Batista Jaroszewski. Professora da Escola Dom Vidal em Carlos Barbosa, RS.